PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9)

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ou PPRA é um programa obrigatório a todas as empresas que possuem funcionários, estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério da Economia.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9)

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil (NR-18)

 

O PCMAT é um programa obrigatório que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil de acordo com a NormaRegulamentadora NR 18. Torna-se obrigatória a implantação do PCMAT em estabelecimentos com 20 trabalhadores ou mais.

 

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos(NR 22)

 

Este Programa, regido pela Norma Regulamentadora NR 22 tem por objetivoprevenir a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores, bem como a segurança da população e o meio ambiente, além de disciplinar os preceitos a serem observados na organização, compatibilizando o planejamento e o execução das atividades.

 

PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde

 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde ou PGRSS é regido pelas resoluções CONAMA nº 283/01, CONAMA nº 358/05 e ANVISA RDC 306/04 e constitui um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos.